Sueli Costa

Ganhar tempo



Eu só ganhei tempo quando ajudei uma pessoa, quando sorri para alguém, quando emprestei os meus ouvidos para ouvir a angústia do outro.

Eu só ganhei tempo, quando aconselhei pro 
caminho do bem , quando incentivei o meu próximo para a vitória, quando fiz um grande ou pequeno favor, sem esperar nada em troca.

Eu só ganhei tempo quando dei o que sobrava em meu guarda roupa, pois não mais me pertencia, quando matei a fome do meu semelhante, quando ajudei sem esperar retorno.


Eu só ganhei tempo quando dediquei alguns momentos a oração, quando falei do amor de Deus para as pessoas, quando com minhas pequenas atitudes eu mudei a 
vida 
de alguém, quando eu mesma experimentei desse amor.
E eu só perdi tempo quando não fiz nada disso, sendo que poderia ter feito...


O certo e o duvidoso


A vida é feita de escolhas a todo momento. Eu não sei se você já percebeu, mas a todo instante estamos decidindo por algo. Se vamos a uma loja de roupas, por exemplo, temos que escolher qual peça iremos levar.

É claro que neste caso, vai entrar em discussão, o seu gosto, a cor, o modelo, o tamanho e o valor a ser pago. Até então normal, porque a sua frente você já vai saber qual o resultado da sua escolha, lembrando que antes desse processo tem a decisão em que loja comprar.

A mesma coisa relacionado a emprego, a cônjuge, cidade onde morar e uma porção de outras coisas. Tudo na vida são escolhas. Mas nem sempre temos a sabedoria para decidir aquilo que é melhor para nós.
O certo ou o duvidoso. Com qual ficar, hoje na vida nem tudo é certo e o duvidoso pode também ser uma boa escolha, mas será????

Se você for trabalhar em uma empresa que vai te contratar na próxima semana, mas a empresa dos seus sonhos só vai te contratar no próximo mês, e se contratar ( duvidoso). Não pense duas vezes. Fique com a 1ª opção, porque a 2ª pode ser que não se concretize. Aliás quando a primeira opção é certa, jamais deixe passar para ficar com a segunda.

Ficar com a pessoa que você ama, mas que não te quer ou ficar com a pessoa que te quer, mas você não ama. Questão difícil, mas não custa dar uma chance. Tudo na vida são escolhas. Tudo aquilo que gera dúvidas, com certeza não vem de Deus, aliás peça direção a Ele em tudo o que for fazer pois Deus é certeza, segurança e confiança.

Acredito muitas vezes que no decorrer de nossas vidas, que a dúvida só serve mesmo para nos tirar aquilo que esta certo. E no final das contas, você fica sem uma coisa e sem outra. A dúvida também vem acompanhada da sombra do medo, quantas vezes deixamos de agir por causa do medo e assim a vida segue e o tempo passa...

Na verdade poucas coisas em nossas vidas são certas. Tudo muda o tempo todo e em todo lugar. Até nós somos assim. Temos uma opinião sobre determinado assunto e em pouco tempo já mudamos a nossa forma de pensar.  Dizem que temos que passar a maior parte de nossas vidas realizando, do que sonhando e principalmente não ficar pensando no futuro, viver o hoje!!!! Portanto, se tiver a oportunidade de fazer uma faculdade, faça!!!

Não fique pensando no dinheiro, você vai conseguir.
Se entre ficar em casa na frente da televisão e tiver que sair para ver gente, conhecer e conversar com pessoas, faça!!! Dê valor aquilo que está em suas mãos e porquê não dizer aquilo que está em seu caminho. Amanha será um outro dia, talvez o que é certo hoje, amanhã pode ser duvidoso. Lembre-se as coisas tem o tempo certo para acontecer, e´só ter um pouco de paciência que tudo se ajeita.

Diante das circunstâncias a vida, fique sempre com o certo, com o que for justo e você não se arrependerá. Nem sempre optamos pelo melhor, mas quanto menos adiarmos as coisas, já será um bom começo e jamais ignorar as oportunidades, a princípio elas não serão encantadoras, mas o que é certo é oque temos e com isso é o que podemos contar. Pense nisso!!!


Um tapinha não mata, educa




Às vezes penso, será que estou preparada para tantas mudanças em um espaço de tempo tão curto. Só sei dizer que não gosto desta modernidade que vivemos hoje. Muitas coisas perderam o seu valor, a sua importância, muitos relacionamentos, sejam entre homens e mulheres, pais e filhos, amigos e conhecidos, já não tem a mesma profundidade como antes.


Os filhos perderam o respeito por seus pais, os tratam como verdadeiros empregados e caixa de banco. Os pais por sua vez, no intuito de querer agradar, liberam tudo, pensando assim fazer o correto e no final o que temos?
Pais estressados, filhos rebeldes e todos infelizes.

Não acredito que um simps tapa, depois de muitas conversas sem resultados, possa fazer mal a uma criança. Eu agradeço os corretivos que minha mãe me deu quando eu era pequena. Se sou a pessoa que me tornei hoje, devo a sua correção, na hora certa, mesmo porque logo esquecemos.
Sou totalmente contra a violência, o nosso mundo precisa de amor.

Se vivemos tantos casos bárbaros de mortes, assassinatos e atitudes que muitas vezes parecem fora dos padrões humanos. É porque os verdadeiros vilões só queriam ser acariciados e beijados por seus pais, só queriam na verdade um pouco de atenção, um pouco de importância. Hoje se perdeu a noção do que é certo ou errado, tudo pode. Temos a falsa ideologia, faça o que você quizer, desde que se sinta feliz.

Mas quem disse que felicidade tem a ver com desobediência, com egoísmo a ponto de prejudicar o meu próximo. Felicidade é muito mais do que se prega hoje em dia. A verdadeira felicidade enobrece a alma. Muitos filhos se tivessem sido corrigidos quando pequenos, hoje a nossa sociedade não estava tão doente marcada pelo desamor, por tanta violência.


Veja bem, eu não estou dizendo aqui para você espancar o seu filho, para ele ser um bom cidadão no futuro, mas para corrigi-lo quando necessário. Quando ele crescer, vai te agradecer. A melhor forma de prepará-lo é entregando-o nas mãos de Deus. Isso mesmo ore por ele, peça a Cristo sabedoria, não existe uma cartilha pronta para se educar um filho ou até mesmo um manual com guia prático, um filho se educa na vida, no dia a dia você vai saber exatamente o que fazer se estiver cheia do Espírito Santo de Deus. A oração vai muito além de palmadas. Pense nisso!!!


HISTÓRIAS DE PEDÁGIO



Só para esclarecer; Arrecadador ou operador de sistema rodoviário é aquela pessoa que fica nas cabines do pedágio, que você tanto odeia, agora vai...


A rotina de um arrecadador não é nada fácil. Tem dias que dá vontade de esganar um, principalmente aqueles mais chatos.É cada pergunta. Esses dias estavam uma chuva daquelas. O tempo fechado, neblina, em fim, tudo de ruim para as estradas.

E o usuário teve a capacidade de perguntar, como estava o tempo na serra.
Eu respirei fundo, pensei e respondi que estava com chuva e a pista escorregadia.
Quando pensei que estava livre da mala, ele completou perguntando, quantos carros já haviam passado até aquele momento. Eu dei aquela risadinha e falei que na minha cabine haviam passado diversos carros.

É passageiro sem dinheiro, acho que temos cara de banco, é incrível estas coisas, ou então aqueles usuários que têm raiva de moedas. Quando você recebe o dinheiro e se prepara para dar o troco. O indivíduo já reclama que não quer moedas. Às vezes penso que elas mordem. Só que tem situações que não tem jeito. Como devolver o troco de R$0,60 (sessenta centavos), se não for com moedas.

Que eu saiba, ainda não inventaram cédulas para valores em centavos. Ou se inventaram, ainda não recebi e nem foi falado na televisão. Tem mulher que envergonha a classe, mas tem homem que parece que nunca viu mulher. Ao passar pela cabine te olha como se você fosse um copo de água no deserto, pra não dizer outra coisa, sem contar aqueles que seguram a sua mão e ficam falando um monte de besteiras...

Isso quando não estão bêbados e tem gente que dirige de fogo! É fogo...
Além de arriscar a própria vida, arrisca a vida dos outros. Os caminhoneiros são os nossos amigos, pelo menos alguns, porque têm outros que dá vontade de bater, ou então jogar uma bomba, porque assim explode ele com caminhão e tudo, brincadeirinha!!!

Tem chefe que acha que é Deus, até quebrar um carro na pista e ele ter que ajudar a empurrar, é muito engraçado.Tem arrecadador que cai na pista e as vezes o usuário sai correndo para bater nele. Tem outros que você fala bom dia, boa tarde e ele nem olha na sua cara. Até para entregar o dinheiro é uma dificuldade.  Mas tudo bem, penso que vou estudar e ser alguém e ninguém vai nos humilhar, mas só pensa...

Dias desses, a impressora de recibo quebrou. Porque será que ela só quebra quando são aquelas pessoas mais bravas e que estão com tanta pressa e quer recibo. Livrai-nos Senhor!!! As vezes fico tentando acalmar a fera, até que um anjo, que chamamos de pista, surge com um pequeno pedaço de papel, que dependendo da situação pode valer nossa vida ou até mesmo nos livrar de uns tapas...acho que exagerei... No começo do trabalho, todo arrecadador faz mil anotações, de tudo o que acontece no decorrer do turno, depois de alguns anos de casa, que se dane o caderninho, não se anota mais nada.

Em pedágios também tem histórias de fantasmas. Segundo dizem: nos pedágios da Baixada Santista, tem mulher de branco, que fica sempre na última cabine, e para desespero do monitor do horário, ela sempre toca o interfone, como se precisasse de alguma coisa, isto é, assustar o pobre funcionário.

A música mais conhecida como “lerê, lerê”, foi feita para nós. Enquanto todos se divertem, ralamos muito. Portanto da próxima vez que você passar pelo pedágio, não se esqueça disso, o dinheiro arrecadado não é para nós, estamos apenas fazendo o nosso serviço.
As estradas da vida sempre nos reservam surpresas do qual tentamos desvendar e assim como todo emprego revela seus altos e baixos.

Faço uma homenagem à todos que trabalham no pedágio, tenho lindas histórias que vou desenvolvendo aos poucos através destes artigos. Foi uma experiência maravilhosa, apesar de muitas vezes cansativa. Mas trago boas recordações e grandes amizades.Hoje quando passo pelas praças de pedágio, é somente a passeio não esquecendo o famoso bom dia, boa tarde e boa viagem...



  Sueli Costa, Jornalista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário